Leite... Desnatado ou Integral?

Muito se fala sobre o consumo de leite. É ou não é um hábito saudável? Sabemos que a contra-indicação pode existir para algumas pessoas, em caso de intolerâncias ou processos alérgicos, mas para a população geral o seu consumo está sim associado a benefícios.

Um estudo de 2016 [1] avaliou a relação entre o consumo de laticínios e o desenvolvimento de alterações prejudiciais no perfil cardiovascular dos participantes. Alguns parâmetros analisados foram: pressão arterial, colesterol HDL, triglicerídeos, circunferência da cintura e glicemia de jejum.

Como resultado o estudo visualizou que o consumo de produtos lácteos integrais – aqueles onde a gordura (principalmente saturada) não é retirada – diminuía as chances de desenvolver tais complicações metabólicas. Curiosamente, quem consumia os produtos desnatados não tinham a mesma relação.

Esta informação é interessante uma vez que é muito comum encontrar na prática de consultório a informação de que produtos isentos em gordura são mais saudáveis. E adivinha só? O leite também acaba recebendo essa "fama". No entanto, conformes pudemos ver, uma fama sem muito fundamento! Tome o seu leite integral sem culpa!

Referência: J Nutr. 2016 Jan;146(1):81-9. doi: 10.3945/jn.115.220699

#dieta #emagrecer #leite #lactose #integral #desnatado #iogurte #queijo

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.