DTM: Você sabe o que é?

Afinal de contas... O que seria DTM?

A disfunção temporomandibular (DTM) é um termo utilizado para reunir um grupo de doenças que acomete a articulação temporomandibular (ATM), os músculos da mastigação e estruturas adjacentes. Este complexo sistema é interligado e relacionado com a base d

o crânio e região cervical. Devido a interdependência dessas estruturas, qualquer desequilíbrio entre a relação dos dentes da maxila com os da mandíbula (oclusão), ATM, ação muscular, articulação óssea dentária e até mesmo a alteração postural do paciente podem desenvolver a DTM.

Sua incidência aumentou consideravelmente, em especial em mulheres de meia idade (cerca de 80% dos pacientes). A origem dolorosa tem como principal causa a distensão, contração ou fadiga muscular, que geralmente são oriundas da hiperatividade dos músculos da mastigação. Esta hiperatividade por sua vez, possui como principal causa a prática de hábitos parafuncionais (como apartamento dental, bruxismo, onicofagia) e podem ser agravados e influenciados pelo estresse emocional.

O tratamento consiste, na maioria dos casos, em uma abordagem multidisciplinar e detalhada, posto que um desequilíbrio nas estruturas bucais pode desencadear uma alteração postural, repercutir em outras regiões do organismo, ser agravada ou estimulada pela frequência e tipo de alimentos ingeridos, por distúrbios emocionais e vice-versa. A odontologia e a nutrição, dentro deste contexto, tomam grande importância.

#dor #dente #dtm #disfunção #disfunçãotemporomandibular #odontologia #dentista

Posts Em Destaque