Ovo todo dia? E o colesterol?

Algumas pessoas ainda tem um certo receio em relação ao consumo do ovo, principalmente quando a quantidade passa de duas unidades diárias. Quem nunca ouviu o seguinte alerta: "Não coma mais ovos hoje, cuidado com o colesterol"? Essa preocupação é fundamentada nas quantidades de colesterol presentes no ovo, que de fato o possui em grandes quantidades.

No entanto, as evidências científicas vêm mostrando, de forma consistente, que a presença deste colesterol no ovo é incapaz de produzir efeitos negativos para a saúde cardiovascular. Alguns estudos até mostram que o ovo é capaz de aumentar o colesterol sanguíneo, mas não há uma alteração da relação entre o HDL-c e LDL-c. Ainda temos alguns outros estudos que não mostram essa alteração nos níveis de colesterol, mesmo quando os participantes consomem 4 ovos diariamente, durante 6 meses.

O que sabemos atualmente é que nosso organismo possui mecanismos bastante precisos de controle de colesterol, o que justamente trás essa dualidade nos estudos. Não necessariamente um alimento portador de colesterol trará efeitos deletérios em nosso corpo. Além disso, o ovo é um alimento com uma elevada densidade nutricional, com boas quantidades de vitaminas A, D, E, K, do complexo B, cálcio, zinco, fósforo, colina e carotenoides. Pode incluir em sua rotina sem medo!

#ovo #ovos #colesterol #cardiovascular #coração #proteína #hdl #ldl

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.

(61) 99561 6776

Scientia Centro de Excelência em Saúde.

Centro Clínico Sudoeste, sala 130, Brasília, DF, Brasil.

Ao lado do Hospital das Forças Armadas - HFA.

SHCSW lotes 3/4/5 - Setor Sudoeste.